A LEI DE FOMENTO AO TEATRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O PAÍS
A partir da famosa lenda de que brasileiros não gostam de teatro e por isso não frequentam as apresentações dessa arte, a lei do fomento surgiu para redimensionar o acesso à cultura, do centro à periferia da cidade de São Paulo.
O movimento Mobilização Dança é a organização artística que desde meados de 2000 luta pela lei de fomento no Estado de São Paulo. Reconhecida como esporte, presente em grande caráter teatral e também com seu tom artístico, a dança foi a base para um grande salto na cultura da cidade. O Manifesto Arte Contra a Barbárie foi um projeto desenvolvido por diversos grupos de teatro de São Paulo. O projeto partiu da posição inconformada dos grupos de teatro acerca dos critérios de seleção para a solicitação e obtenção de recursos provenientes da Lei Mendonça e da lei Rouanet, processos burocráticos e lentos de apoio ao patrocínio cultural e artístico. Em 2002, então, foi instituída a Lei do Fomento ao Teatro, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O Programa Municipal de Fomento ao Teatro tem um objetivo traçado: A criação e o mantimento de projetos de pesquisa e produção teatral, a fim de proporcionar um teatro acessível à população, contratando grupos profissionais de teatro através do financiamento baseado no incentivo. A Lei 13.279/02 é aplicada através do projeto de fomento, que utiliza espaços públicos, revitalizando áreas degradadas e inaugurando espaços teatrais nessas áreas. As apresentações e atividades ocorreram, inicialmente, na região central. A meta principal sempre foi disseminar o projeto até as regiões periféricas. O teatro, desde seus mais primórdios tempos, era considerado um lazer destinado à chamada burguesia. Com o avanço temporal, tecnológico e humano, o teatro se tornou uma das principais formas de expressão e arte. Hoje, as instituições de ensino que visam o desenvolvimento humano social, oferecem cursos de Artes Cênicas - algo impensável anos atrás, quando no Brasil, ser ator (de televisão ou palco de teatro) era algo desenvolvido com vivência, e não em salas de faculdades. Hoje, através da lei de fomento, o teatro tem diversas possibilidades de ser um dos maiores meios de inclusão social e artística - uma grande possibilidade para o desenvolvimento do país como um todo.
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